Quando falamos em sistemas de climatização para edificações residenciais e comerciais, geralmente pensamos em ar condicionado do tipo “SPLIT”.
Mas o que significa isto? Será que esse é a melhor opção?
Como em todas as áreas, para cada tipo de aplicação, existe a melhor opção, e para a escolha do sistema de ar condicionado, não é diferente.
Hoje a Arseg falará sobre o termo “Split”e alguns tipos que existem e descrever um pouco mais sobre o tipo VRF, que dentre as opções tem sido a que se tem melhor custo x benefício na execução de infraestrutura e operação.
O Termo “Split”
Este termo é utilizado para todo o aparelho que é dividido em 2 unidades, sendo 1 unidade interna chamada de evaporadora, e 1 unidade externa chamada de condensadora, que são interligadas por tubulações frigorígenas para a circulação do gás refrigerante entre as unidades.
Convencional x inverter
Os aparelhos Split podem ser de duas tecnologias, a Convencional e a Inverter. As diferenças entre elas estão nas tecnologias dos componentes internos, sendo que a vantagem do Inverter é a sua economia no consumo de energia.
Cortina de Ar
A Cortina de Ar não serve para climatizar o ambiente. Sua função é fazer uma barreira de ar para evitar a troca de calor entre os ambientes, interno e externo.
A mesma é indicada para ambientes comerciais e industriais que precisam manter a porta de entrada, ou determinada porta aberta.
Janela
Este é o modelo é composto por uma única unidade onde você instala em uma abertura na parede, liga na tomada específica, e o mesmo já está pronto para ser utilizado.
Portátil
Este modelo, assim como o Janela, é composto por uma única unidade interna e sua vantagem é a mobilidade, podendo ser aplicado em qualquer ambiente pequeno, desde que fique perto a uma porta ou janela para posicionar a saída de ar quente.
Split
Nos modelos Split, temos alguns modelos:
Split High Wall (ou de Parede), Multi Split, Split Window, Split Piso e Teto, Split Teto, Split Cassete.
Cada um desses tipos citados tem sua aplicação de acordo com o tamanho do ambiente (pequeno ou grande), local de instalação da evaporadora (parede, piso, teto, embutido no teto), e disponibilidade de espaço para instalação da condesadora (área pequena ou maior).
Split VRF
Agora já conhecemos um pouco sobre modelos de ar condicionado, vamos falar sobre o Ar Condicionado VRF ((do inglês “variable refrigerant flow”) que é um sistema de ar condicionado central do tipo multi Split.
O ar condicionado VRF é um modelo de ar condicionado desenvolvido especialmente para residências ou apartamentos amplos e edifícios comerciais de médio e grande porte.
O ar condicionado VRF possui um sistema multi Split com apenas uma unidade externa (condensadora) ligada a múltiplas unidades internas operando individualmente por ambiente (podendo chegar a 64 máquinas (evaporadoras).
O gás do sistema do ar condicionado VRF é preferencialmente o R-410A entre outros, e é o responsável pela captura térmica e troca do ar ambiente com o meio externo.
O sistema de refrigeração do ar condicionado VRF chamado ciclo de refrigeração é composto por diversos componentes, os quais proporcionam uma condição de funcionamento que permite o retorno desse fluido refrigerante para a condição inicial no ciclo.
A Arseg Ar Condicionado Curitiba está sempre a sua disposição.
Para mais informações entre em contato:
Telefone: (41) 3056-1277 / (41) 99872-7771